As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes.
Raramente se usa apenas cores complementares num trabalho, o efeito pode ser desastroso, mas em alguns casos é extremamente interessante.
Os pintores figurativos em geral usam as cores complementares apenas para acentuar as outras criando assim, equilíbrio no trabalho.
Quando duas cores complementares se misturam, o resultado é uma cor neutra ou cinzenta.
Podemos até obter o preto quando as proporções das cores misturadas são iguais.
Aqui ficam algumas dicas importantes em relação as cores complementares:
- O conhecimento deste comportamento das cores complementares, é muito útil para produzir gamas de cinzentos com a tonalidade desejada.
- Se quisermos tirar a “potência” de um amarelo, basta acrescentar-lhe certa quantidade de violeta até que neutralizando-o em um tom de cinza, até chegar ao preto.
- Por exemplo, para produzir preto, teoricamente teríamos que misturar quaisquer duas cores complementares, no entanto, a forma mais efectiva de obter o negro é misturando o verde viridiam e o carmim.
- Quando duas cores complementares são colocadas em forma de pinceladas justapostas em lugar de se destruírem e acinzentar, estas cores se intensificam e potenciam mutuamente.
- As cores complementares são as que mais contrastes entre si oferecem, assim sendo , se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um violeta.
A pintura é o retrato da alma.
Bem vindos ao meu cantinho de arte,quero que você goste dele tanto quanto eu, e que me mandem mensagens dizendo tudo o que vocês gostariam de ver aqui.
domingo, 2 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário